sexta-feira, 14 de novembro de 2008

O que são verbos?

Iiiii, se você é daqueles que se desesperam, puxam o cabelo, gritam, têm frio na barriga e tudo mais quando escuta falar em VERBOS, agora, os seus problemas podem acabar. Quer saber o que são essas palavrinhas que as vezes parecem tão difíceis de entender?
Leia o textinho abaixo!!

Os verbos são palavras que indicam ações, qualidades ou estados. Estas são as palavras mais variáveis da Língua Portuguesa.
O verbo é a palavra principal do grupo verbal e concorda sempre com o grupo nominal: se o grupo nominal é singular, o grupo verbal também é singular; se o grupo nominal é plural, o grupo verbal também é plural.

Como por exemplo:
Os cachorros vão. ("Os cachorros" é o grupo nominal, "vão" é o verbo)
O cachorro vai.
Ou seja... "Os cachorros VAI", está ERRADO!


Quanto à sua função, um verbo pode ser principal (quando transmite o sentido da frase) ou auxiliar (quando é utilizado na formação dos tempos compostos e da voz passiva).
Os verbos têm formas diferentes conforme a pessoa e o número (singular e plural). Também variam em modo e tempo. Às variações das formas verbais chamamos flexões.
Ao conjunto ordenado das flexões dos verbos em todos os seus modos, tempos, pessoas e números chamamos conjugação verbal.

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado por Blog intiresny