quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Como se proteger na internet

Quando as pessoas dizem que a vida "não se resume em uma página na internet", isso é pelo menos o que deve acontecer.
Essa ferramenta maravilhosa que é a internet, é também muito perigosa quando as pessoas resolvem expor a vida inteira nela.
O Orkut e até mesmo os blogs são páginas onde mais acontece isso.
Mas, é errado. Porque?
Primeiro, na internet tudo o que você escreve fica disponível para quem quiser ver. Assim, qualquer pessoa pode saber de você mais do que deveria. Portanto é aconselhavel que não se coloque fotos pessoais, com objetos de valor, foto da casa, do carro ou de bens materiais.
Assim como divulgar endereço da casa, do trabalho, telefone, onde estuda e o que costuma fazer ou onde costuma ir durante o dia é muito perigoso. Há muita gente com más intenções e que podem usar essas informações para fazer mal aos outros.
A página do Orkut da a opção de deixar somente os seus contatos terem acesso às suas fotos, recados, vídeos e depoimentos. Usar e abusar desses "cadeados" é a melhor forma de se proteger na internet. Assim como deixar o seu endereço de e-mail ou msn para todos verem, não é aconselhável.
Aceitar desconhecidos como amigos não deve ser feito NUNCA. Se não conhece, não adiciona.
O orkut é usado por milhões de pessoas no mundo inteiro, e muitos optam por fazer falsos perfis para tentar se aproximar de crianças, adolescentes ou para investigar a vida de alguém.
O blog também é usado dessa forma. Quem opta por fazer dele um diário virtual deve ter os mesmos cuidados e evitar postar fotos que deem dicas do endereço, da escola ou dos lugares que costuma frequentar.
Tudo para ficar bem protegido e curtindo as boas opções que a internet oferece.
E lembre-se: Qualquer atitude estranha de alguém na internet, deve ser comunicado aos pais ou adultos responsáveis.

Nenhum comentário: