quarta-feira, 19 de novembro de 2008

O que está escrito aí?



Duvido quem sabe o que está escrito aqui. E duvido quem saiba que tipo de escrita é essa.

Mas calma. A gente explica.

Isso são hieróglifos. O que é isso?

É um tipo de escrita, usada há muito tempo pelas antigas civilazações, como os egípcios por exemplo. Mas, qualquer tipo de escrita que seja enigmática, de difícil entendimento e que use figuras, também pode ser chamada de hieróglifo (só nao vale dizer que a letra do coleguinha também é, tá?!)

Para os egípicios, os hieróglifos (hieros = sagrado/ glifos = escrita), era um tipo de escrita sagrada e apenas os sacerdotes e membros da alta realeza é que sabiam escrever dessa forma.

Esse tipo de escrita desapareceu porque várias culturas foram surgindo, e é claro, cada uma tinha o seu próprio modo de escrever.

E agora, quer saber o que está escrito ali em cima? É Educação.

Tá duvidando? Clique AQUI e confira, você pode escrever até o seu nome e mostrar pro pai, pra mãe, pro irmão, irmã, professores... Vai lá e confira!

Como se proteger na internet

Quando as pessoas dizem que a vida "não se resume em uma página na internet", isso é pelo menos o que deve acontecer.
Essa ferramenta maravilhosa que é a internet, é também muito perigosa quando as pessoas resolvem expor a vida inteira nela.
O Orkut e até mesmo os blogs são páginas onde mais acontece isso.
Mas, é errado. Porque?
Primeiro, na internet tudo o que você escreve fica disponível para quem quiser ver. Assim, qualquer pessoa pode saber de você mais do que deveria. Portanto é aconselhavel que não se coloque fotos pessoais, com objetos de valor, foto da casa, do carro ou de bens materiais.
Assim como divulgar endereço da casa, do trabalho, telefone, onde estuda e o que costuma fazer ou onde costuma ir durante o dia é muito perigoso. Há muita gente com más intenções e que podem usar essas informações para fazer mal aos outros.
A página do Orkut da a opção de deixar somente os seus contatos terem acesso às suas fotos, recados, vídeos e depoimentos. Usar e abusar desses "cadeados" é a melhor forma de se proteger na internet. Assim como deixar o seu endereço de e-mail ou msn para todos verem, não é aconselhável.
Aceitar desconhecidos como amigos não deve ser feito NUNCA. Se não conhece, não adiciona.
O orkut é usado por milhões de pessoas no mundo inteiro, e muitos optam por fazer falsos perfis para tentar se aproximar de crianças, adolescentes ou para investigar a vida de alguém.
O blog também é usado dessa forma. Quem opta por fazer dele um diário virtual deve ter os mesmos cuidados e evitar postar fotos que deem dicas do endereço, da escola ou dos lugares que costuma frequentar.
Tudo para ficar bem protegido e curtindo as boas opções que a internet oferece.
E lembre-se: Qualquer atitude estranha de alguém na internet, deve ser comunicado aos pais ou adultos responsáveis.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

O que são verbos?

Iiiii, se você é daqueles que se desesperam, puxam o cabelo, gritam, têm frio na barriga e tudo mais quando escuta falar em VERBOS, agora, os seus problemas podem acabar. Quer saber o que são essas palavrinhas que as vezes parecem tão difíceis de entender?
Leia o textinho abaixo!!

Os verbos são palavras que indicam ações, qualidades ou estados. Estas são as palavras mais variáveis da Língua Portuguesa.
O verbo é a palavra principal do grupo verbal e concorda sempre com o grupo nominal: se o grupo nominal é singular, o grupo verbal também é singular; se o grupo nominal é plural, o grupo verbal também é plural.

Como por exemplo:
Os cachorros vão. ("Os cachorros" é o grupo nominal, "vão" é o verbo)
O cachorro vai.
Ou seja... "Os cachorros VAI", está ERRADO!


Quanto à sua função, um verbo pode ser principal (quando transmite o sentido da frase) ou auxiliar (quando é utilizado na formação dos tempos compostos e da voz passiva).
Os verbos têm formas diferentes conforme a pessoa e o número (singular e plural). Também variam em modo e tempo. Às variações das formas verbais chamamos flexões.
Ao conjunto ordenado das flexões dos verbos em todos os seus modos, tempos, pessoas e números chamamos conjugação verbal.

Tétris


Se existe um bom jogo para treinar a percepção e noção de espaço é o Tetris.
Com certeza todo mundo já jogou, e que não jogou, pelo menos sabe o que é.
Quer jogar?
É só clicar na imagem acima que ela vai te levar ao site do iguinho.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Notícia...



Brasil é 'exemplo para o mundo' no combate a pobreza, diz jornal americano.


Apesar da crise que ameça o mundo, o Brasil ainda é o país com condições de proporcionar uma vida de bem-estar aos mais pobres. O sucesso do Programa Bolsa Família, PROUNI - Universidade para todos e, Fome Zero, tiveram papel importante na redução da pobreza. De acordo com dados do governo, desde que o Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva assumiu o cargo, 8,1 milhões de novos empregos foram criados, conforme informa o site: http://noticias.br.msn.com/artigo_bbc.aspx?cp-documentid=12743874 Confira a matéria toda e fique por dentro do que acontece no Brasil e no mundo.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Quadrinho Matemático

O que pesa mais??
Para ver melhor, clique na imagem!
*Quadrinho retirado do site "Só Matemática".

Porque a água é tão importante?

Sabia que 97% da água de todo o planeta é salgada?
Ou seja, apenas 3% dela é boa para o consumo... É pouco, né? Mas, ao mesmo tempo.. seria o suficiente se todos nós soubessemos como usá-la de maneira correta. SEM DESPERDÍCIO!
A maior quantidade dessa água boa, que chamamos de potável, está debaixo da terra. Nos lençóis freáticos; ou, em forma de gelo e neve.
Então, isso que dizer que na verdade o que resta para a gente beber é somente 1% de água e é exatamente isso que faz dela o bem mais precioso que nós temos.
O ser humano não consegue viver três dias sem ela. O corpo precisa de água para ficar hidratado e manter o funcionamento correto do nosso organismo.
Nós bebemos a mesma água há milênios. Sabe como?
A gente explica!
O sol aquece a água e faz com que ela evapore e se tranforme em nuvens. O vento assopra e faz com que essas nuvens fiquem em cima da Terra. A água das nuvens esfria e então... O que acontece?
Chove!!
Essa água que cai do céu e vai para os rios, que desaguam em lagos ou voltam para o mar.
Sabe como é o nome disso???

Ciclo da água!

.

Você sabia?
Dia 22 de março é o Dia Mundial da Água.
As algas produzem a maior parte do oxigênio da Terra.
O corpo humano possui na sua composição 3/4 de água.
O homem pode passar até 28 dias sem comer, mas apenas 3 dias sem água.
Na água originaram os primeiros organismos vivos que surgiram na Terra, há mais de 3 bilhões de anos.
São exemplos de doenças de veiculação hídrica : febre, disenteria, cólera, hepatite, poliomelite, malária, dengue, etc.
O gotejamento de uma torneira desperdiça de 46 litros por dia (O suficiente para um banho bem demorado). Isto é, 1.380 litros por mês.
Um filete de 2 milímetros totaliza 4.140 litros num mês. E um filete de 4 milímetros, 13.260 litros por mês de desperdício.
Um buraco de 2 milímetros no encanamento pode causar um desperdício de 3.200 litros por dia, isto é, mais de três caixas d'água.
A água é um recurso vital. Todos podem colaborar fazendo a sua parte : agricultores, poder público, empresas, instituições e a sociedade.
Portanto, ensinem todo mundo a não poluir os rios e não desperdiçar água!


Essa é uma responsabilidade de todos nós!

sábado, 8 de novembro de 2008

Para escrever no blog!

Oi Ana Cláudia!!
Obrigada pelo seu recadinho e ficamos muito feliz que você esteja dividindo esse espaço com os seus pais. A participação deles é importante também.
Então, pra você escrever aqui é bem simples.
Faz o seguinte: manda um e-mail com o que você quer que seja publicado para o endereço: projetoeducom@gmail.com
Nós vamos abrir e publicar com muito prazer.
Pode ser foto, texto, desenho, matérias, jogos... O que você e todos os outros coleguinhas quiserem.
Esse espaço é exatamente para isso.
Vamos esperar o seu e-mail e de todos os outros alunos. Conte pra eles como funciona!!
Para ter textos, fotos, desenhos ou jogos SEUS publicados aqui nesse espaço, mande um e-mail para projetoeducom@gmail.com

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Você sabia?

Quem inventou o mouse?
O mouse de computador foi criado por Douglas Engelbart, em 1968, resultado de um projeto que durou cinco anos. Engelbart, nascido em 30 de janeiro de 1925, no Oregon, EUA, trabalhou no Instituto de Pesquisa de Stanford, onde desenvolveu o "ratinho de mesa". Sua primeira versão era feita de madeira, movia-se sobre pequenas rodas e tinha apenas um botão. A popularização do equipamento, tão indispensável hoje, começou bastante tarde, quando em 1982 a Appel lançou o sistema de "apontar e clicar", mesmo ano em que ganhou mais uma tecla.



Por que o céu é azul?
Sabemos que a luz é formada pela união de várias cores. Ao entrar em contato com a atmosfera, ela espalha-se devido às particulas existentes no ar. Porém as ondas de cada cor espalham-se de forma diferente, dependendo do seu comprimento. Quanto mais curtas, mais dispersas elas se tornam. O comprimento da onda azul faz com que ela se espalhe o suficiente para dar ao céu a tonalidade que vemos. Já no final da tarde, o sol ilumina obliquamente, obrigando os raios a fazer um caminho mais longo para chegar à Terra. Tal fato dispersa quase totalmente a luz azul e torna visível a vermelha, que possui um comprimento maior, dando-nos o espetáculo do pôr-do-sol.

Descobridor da anestesia foi para a prisão
O descobridor da anestesia foi o dentista norte-americano Horácio Wells. Em 1844, usou o anidrido nitroso, conhecido como gás hilariante, para realizar a primeira cirurgia indolor da história humana – a extração de um dente. Pouco tempo depois, um de seus pacientes morreu ao ser anestesiado e ele foi condenado à prisão. Morreu na miséria.

Como comentar no blog?

Quer comentar nas postagens mas não sabe como?
Ahh! É bem simples.
Ao final de cada texto está escrito em azul "0 comentários", é só clicar ali e escrever.
A opinião de vocês é muito importante para o nosso trabalho. Queremos que vocês mandem opinão, textos, fotos, e que vocês nos digam tudo o que vocês querem ver aqui!


O blog é de vocês!!